Oi, Pé ! Prazer em vê-lo por aqui ! O A-H Sprite, nesta primeira carroceria ganhou o apelido de Frog Eyes, por causa dos faróis. O motor original, com 948 c.c., desenvolvia 43 BHP @ 5.200. Apesar da potência modesta, o baixo peso de 650 kg deixava o carrinho bem ágil Este motor foi muito usado nos Formula 3 da época, e trabalhado, desenvolvia 121 BHP @ 9.000 rpm. Depois de procurar muito, consegui comprar um destes. Para usar na rua, tive substituir o comando de válvulas para baixar um pouco o regime de rotação e aumentar a faixa útil de utilização. Consequentemente, perdí 16 BHP nesta. MAS elevando a cilindrada para 1275 c.c., recuperei 22 BHP. Ainda assim, não impressiona muito, mas se levarmos em conta a relação peso/potência de 5 kg/BHP, dá para imaginar porque o Nanico deixa muito grandão na saudade.
O Maia Rosa tem um MG Midget que tem a mesma motorização, na realidade deve ser igual ao Frog Eye. O carrinho andava muito no miolo de Interlagos e empurrava muita maquinaria poderosa.
O motor tem 4 cilindros e é alimentado por dois carburadores SU de copo, aqueles que tira uma porca em cima para lubrificar. Esse carburador deve ser um Weber para aumentar a potência. Os dois cilindros do meio saem no mesmo escape. Não deve dar problema porque os tempos são diferentes, um está em cima o outro embaixo e os canos são grossos para o tamanho pequeno dos cilindros, é um motor Milho.
Pé, Quanto ao número de cilindros, nosso amigo Zullino foi mais rápido e já esclareceu a sua dúvida, corretamente, por sinal. O motor na F3 usava um carburador Weber 40 DCO. Hoje está com um 45 DCOE.
Zullino, O Midget azul do Baby era meu. É 1968. Basicamente é o mesmo carro, mas os Frog Eye tinham motor 998 c.c., e o Midget já tem o 1.275 c.c. Além da carroceria e do motor, foi também modificada a suspensão traseira. No Frog Eye, o diferencial ficava pendurado na ponta de dois 1/2 feixes de molas semi-elipticas. Nos modelos seguintes, assim como nos Midgets, já aparece apoiado em 2 feixes inteiros.
Ah, finalmente conheci o Nanico Nervoso! Assisti um filme (infelizmente não lembro do nome) há muito tempo que uma turma de senhores ingleses com um Frog Eye desse, dava um pau num carro todo tunado de um boizinho num circuito bem fechado. Foi muito legal!
Este é o anão especialista em infernizar a vida dos grandões. Também já ví este filme. Pena que perdí o link. Foi prova uma contra o relógio e o carrinho turbo ficou na saudade. Vou tentar achar novamente ! Mas veja este aqui, empurrando alguns fuscas: http://www.youtube.com/watch?v=UFSJpfrz6zo
Pessoal, Encontrei o vídeo que o Buonanno citou acima. Um FrogEye "vestindo" um Peugeot 306 V6. Coitado... É do TopGear: http://www.topgear.com/uk/videos/hill-climbing-challenge#/uk/video-search?Phrase=Austin-Healey
Conta a história do Alfredo, M...
ResponderExcluirQual o "recheio" dele?
Oi, Pé !
ResponderExcluirPrazer em vê-lo por aqui !
O A-H Sprite, nesta primeira carroceria ganhou o apelido de Frog Eyes, por causa dos faróis.
O motor original, com 948 c.c., desenvolvia 43 BHP @ 5.200. Apesar da potência modesta, o baixo peso de 650 kg deixava o carrinho bem ágil
Este motor foi muito usado nos Formula 3 da época, e trabalhado, desenvolvia 121 BHP @ 9.000 rpm.
Depois de procurar muito, consegui comprar um destes. Para usar na rua, tive substituir o comando de válvulas para baixar um pouco o regime de rotação e aumentar a faixa útil de utilização. Consequentemente, perdí 16 BHP nesta. MAS elevando a cilindrada para 1275 c.c., recuperei 22 BHP.
Ainda assim, não impressiona muito, mas se levarmos em conta a relação peso/potência de 5 kg/BHP, dá para imaginar porque o Nanico deixa muito grandão na saudade.
M, tire uma dúvida...:
ResponderExcluirEsse motor é tres ou quatro cilindros?
Só vejo tres exaustores...
E esses carburadores horizontais, são adaptados ou de série?
O Maia Rosa tem um MG Midget que tem a mesma motorização, na realidade deve ser igual ao Frog Eye. O carrinho andava muito no miolo de Interlagos e empurrava muita maquinaria poderosa.
ResponderExcluirO motor tem 4 cilindros e é alimentado por dois carburadores SU de copo, aqueles que tira uma porca em cima para lubrificar. Esse carburador deve ser um Weber para aumentar a potência. Os dois cilindros do meio saem no mesmo escape. Não deve dar problema porque os tempos são diferentes, um está em cima o outro embaixo e os canos são grossos para o tamanho pequeno dos cilindros, é um motor Milho.
ResponderExcluirPé,
ResponderExcluirQuanto ao número de cilindros, nosso amigo Zullino foi mais rápido e já esclareceu a sua dúvida, corretamente, por sinal.
O motor na F3 usava um carburador Weber 40 DCO. Hoje está com um 45 DCOE.
Zullino,
O Midget azul do Baby era meu. É 1968.
Basicamente é o mesmo carro, mas os Frog Eye tinham motor 998 c.c., e o Midget já tem o 1.275 c.c.
Além da carroceria e do motor, foi também modificada a suspensão traseira. No Frog Eye, o diferencial ficava pendurado na ponta de dois 1/2 feixes de molas semi-elipticas. Nos modelos seguintes, assim como nos Midgets, já aparece apoiado em 2 feixes inteiros.
Ah, finalmente conheci o Nanico Nervoso! Assisti um filme (infelizmente não lembro do nome) há muito tempo que uma turma de senhores ingleses com um Frog Eye desse, dava um pau num carro todo tunado de um boizinho num circuito bem fechado.
ResponderExcluirFoi muito legal!
Este é o anão especialista em infernizar a vida dos grandões.
ResponderExcluirTambém já ví este filme. Pena que perdí o link. Foi prova uma contra o relógio e o carrinho turbo ficou na saudade.
Vou tentar achar novamente !
Mas veja este aqui, empurrando alguns fuscas:
http://www.youtube.com/watch?v=UFSJpfrz6zo
Pessoal,
ResponderExcluirEncontrei o vídeo que o Buonanno citou acima.
Um FrogEye "vestindo" um Peugeot 306 V6. Coitado...
É do TopGear:
http://www.topgear.com/uk/videos/hill-climbing-challenge#/uk/video-search?Phrase=Austin-Healey