quarta-feira, 4 de março de 2009

PONTIAC FIERO INDY - 1984















Antes de ouvir qualquer reclamação, começo dizendo que estas são as únicas fotos que tenho. São antigas, tiradas com máquina convencional, num fim de tarde lá na Chamonix, em Jarinu.
Importei em 1994. Tem 60 K milhas originais. Acredito ser o único 1984 no Brasil.
Este carro é uma parada ! Super bem construido e com acabamento esmerado. Motor transversal entre eixos, suspensão independente nas 4 rodas, freios a disco também nas 4 rodas, com pinças de alumínio. Monobloco em chapas de aço, com todos os paineis externos em PRFV prensados a quente, e várias partes em magnésio. É um dos meus prediletos. Um belo brinquedo !

10 comentários:

  1. E ai meu amigo M gostei do brinquedo,acho que a trazeira desse carro inspirou o Miura brasileiro.
    Gostei dos itens em Magnésio,deve ser bem leve.
    Aparece lá no meu blog.

    ResponderExcluir
  2. É o favorito dos caras que fazem clones de Ferrari

    ResponderExcluir
  3. Até que enfim deixou a preguiça de lado, M...

    Lindo carro, esse. É V-8???

    ResponderExcluir
  4. H.H.,
    Obrigado !

    Cesar Costa,
    A Countach foi a carroceria que mais "vestiu" os Fiero nos USA. Infelizmente...

    Oi, Pé !
    De vez em quando eu "si-mexo" ! Obrigado !
    Os Indy são todos 4 cilindros, motor Iron Duke L4, que é um upgrade do 151, com cabeçote cross-flow e injeção.
    No ano seguinte a apareceu tb com V6.
    Hoje, o melhor upgrade para o Fiero é o conjunto motor/caixa do Impala ou do Pontiac GTO. Vira um foguete ! Dá uma vontade...

    ResponderExcluir
  5. O motor 151 é um com 2,5 litros, né?
    Equipava uma Caravan automática que eu tinha, ano 75.
    Excelente motor, não dava trabalho. E nem bebia muito, não...

    ResponderExcluir
  6. Este motor 151 é um trator, e foi sendo aprimorado com o passar dos anos.
    Os últimos (no braZil, os cinzas) já com retentor no mancal traseiro, também foram usados até 1998 nas rabetas Mercruiser, OMC e Penta, com virabrequim de maior curso, passando a 181 c.i., e 150 CV DIN no eixo.
    Preparados, estes motores vão facil a 300 CV.
    (Tenho 2 virabrequins destes guardados)
    Nos USA, os Iron Duke ainda ganharam mais duas versões diferentes, com cabeçote cross-flow.

    ResponderExcluir
  7. Deu no "O GLOBO" online que a GM vai demitir 21 mil funcionários e fechar 13 fábricas nos EUA. Além disso anuncia o fim da marca Pontiac até 2010. Aumente o preço da barata que vai virar raridade.

    ResponderExcluir
  8. Acabar com a Pontiac não deve ser pelos carros ! A linha atual é excelente e esta vendendo bem.
    Solstice, Solstice coupé, G5, G6 e G8.
    Os G5 e G6 coupes são belos carros.
    Até o Vibe, que não gosto tem boa saida.
    Vai entender...

    ResponderExcluir
  9. Eu gostava da linha Oldsmobile por uma questão de sentimentalismo. Meus pais tiveram um Olds 98 vinho de 1950, que infelizmente foi vendido por volta de 1957 por motivos alheios à nossa vontade. Leia-se grana curta. E por ironia do destino, reencontrei o carro, primeiro nos anos 80, pois o carro pertencia ao avô de um colega de faculdade, e hoje a um companheiro do Veteran Car Club do Brasil - RJ que não vai restaurá-lo, restando ao garboso sedan permanecer sobre cavaletes "ad eternum" ou ser canibalizado. Não sou fã de sedans, mas aquele fez parte da minha vida.
    Em 2006 enviei ao Flavio Gomes uma foto do carro e ele publicou um historinha, se não me engano com o título "carros de família", ou coisa parecida.
    Em tempo, respeite-se os Oldsmobiles 1957 cujo motor Rocket V8 (com kit J2) chegava aos 300 HP SAE.

    ResponderExcluir
  10. Vicente,
    Este Olds 57 "foguetão" é o 88 Super !
    Tive um coupe azul marinho, que deixou saudade !

    ResponderExcluir